O processo de envelhecimento altera tanto a parte superficial da pele quanto as camadas mais profundas, levando à formação de rugas e marcas de expressão. Para amenizar essa característica, muitas pessoas optam pela bioplastia para sulcos e rugas, um procedimento realizado por meio da técnica de preenchimento.
A bioplastia para sulcos e rugas é uma técnica que permite preencher áreas tanto do rosto, quanto do corpo, podendo interferir na volumetria do rosto. Portanto, o objetivo é repor o volume de regiões que tiveram perda com o passar dos anos, fazendo com que haja maior harmonia entre os componentes da face.
Na bioplastia para correção de rugas é utilizado um produto definitivo, denominado polimetilmetacrilato (PMMA), que por possuir esferas muito pequenas, não apresenta riscos de migração para outra região do corpo após sua aplicação, e permanece no local em que foi aplicado.
O PMMA é aplicado na pele, após o paciente receber anestesia local, apenas na região tratada. O procedimento tem duração de cerca de 30 a 60 minutos, e é minimamente invasivo.
Com o auxílio de uma microcânula, classe de agulha com ponta atraumática, não permitindo que ocorra nenhum tipo de de lesão neurovascular, o produto é aplicado na região desejada. A substância pode ser administrada em diferentes quantidades, sendo que, geralmente, nos tecidos mais profundos aplica-se 30%, no gorduroso 10%, e nas camadas superficiais da pele 2%.
Como é minimamente invasivo, o paciente pode retornar imediatamente às suas atividades, prestando maior cuidado somente para a região tratada.
O procedimento da bioplastia para rugas pode ser realizado em rugas nasogenianas, rugas glabelares, rugas atróficas, rugas elastóticas, rugas gravitacionais, rugas profundas, rugas superficiais e sulcos faciais.
Além disso, também pode ser aplicada nas mãos, que geralmente são esquecidas, mas que também apresentam rugas e perdem o volume com a chegada do envelhecimento.
Saiba mais sobre preenchimento de rugas.
IMPORTANTE: Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação à aplicação padrão de procedimentos. Contudo, conforme o Código de Ética Médica, “é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa”. Sendo assim, qualquer pergunta que dependa da análise de características particulares do paciente não será respondida. Todo o conteúdo deste site tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade. Nenhuma informação exposta aqui substitui a consulta médica presencial.