A glabela é o espaço compreendido entre as duas sobrancelhas que, frequentemente, tem a formação de rugas, devido às contrações em geral relacionadas a sentimentos negativos como preocupação, irritação, raiva ou frustração. Em razão disso, muitas pessoas chamam as rugas glabelares de “ruga da brabeza“.
Existem diversos tratamentos utilizados que buscam amenizar as rugas glabelares, entre eles:
Toxina botulínica
A técnica consiste na injeção da toxina botulínica tipo A, mais conhecida por sua marca comercial*, no músculo da glabela.
A substância paralisa a região temporariamente, suavizando as rugas mais leves e atenuando as mais profundas, além de diminuir a velocidade de aparecimento de novas. Dificilmente a expressão facial se altera, não havendo sensações desagradáveis.
O efeito deste tratamento para rugas tem duração de quatro a seis meses, sendo recomendado para amenizar as rugas glabelares.
A toxina botulínica, quando ministrada por médicos qualificados, não oferece riscos, de modo que é devidamente liberada pelo FDA (Food and Drug Administration) como bloqueador muscular.
Laser CO2 fracionado
O laser de CO2 fracionado para o tratamento de rugas glabelares apresenta uma grande afinidade com a água presente na pele, de modo que o laser em questão é absorvido por ela. Além disso, como o laser penetra na segunda camada da derme, ele estimula a remodelação do colágeno.
O laser atinge a pele de forma fragmentada, preservando microzonas intactas entre as áreas atingidas. Com isso, os locais que não foram afetados facilitam a cicatrização dos tecidos ao redor, coagulando o colágeno natural e estimulando, assim, o crescimento de um novo e a produção de elastina.
Peeling químico
O peeling químico atua a partir da remoção da pele morta e, posteriormente, estímulo a renovação celular. Isso proporciona uma pele mais viçosa e lisa, além de rugas glabelares atenuadas.
Para que o objetivo seja alcançado com êxito, é necessário um número considerável de sessões.
Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância presente em nosso organismo, que preenche os espaços entre as células da pele. O produto é aplicado por meio de injeções na face, sob anestesia local, objetivando a diminuição das rugas glabelares.
O procedimento leva cerca de 30 minutos, com recuperação imediata.
Bioplastia
As rugas glabelares podem ser preenchidas por meio da bioplastia, que é um procedimento que pode ser feito com materiais biocompatíveis e biodegradáveis, com durabilidades diferentes. Um dos produtos mais utilizados para aplicação da bioplastia é o PMMA, produto biocompatível com o organismo.
O procedimento da bioplastia para rugas é minimamente indolor, sem necessidade de cortes ou pontos. A aplicação é feita por meio da microcânula, um material que consiste em uma espécie de agulha sem ponta (ponta atraumática).
Drenagem Linfática Facial
A drenagem linfática facial tem objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos. Ela estimula a oxigenação de tecidos e a eliminação da linfa, tonificando a pele.
A drenagem linfática facial deve ser aplicada somente por profissionais qualificados, deixando a derme mais firme, reduzindo e suavizando as linhas de expressão.
Peeling de Diamante
No peeling de diamante para tratamento de rugas glabelares é utilizada uma caneta a vácuo, que possui uma ponteira de diamante. Ela promove a remoção mecânica da camada superior da pele, contribuindo para a melhoria da circulação sanguínea, aumento da taxa metabólica e formação de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Isso faz com que a pele fique mais firme e com maior elasticidade.
Eletroestimulação
O procedimento utiliza correntes elétricas para tonificação muscular, estimulando os fibroblastos e produzindo colágeno em maior quantidade. Além disso, essa estimulação também provoca contração, aumentando a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação celular e eliminando toxinas.
Saiba também sobre os tratamentos para rugas de expressão.
*Seguindo as recomendações do Código de Ética Médica, não associamos marcas comerciais aos nossos procedimentos.
IMPORTANTE: Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação à aplicação padrão de procedimentos. Contudo, conforme o Código de Ética Médica, “é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa”. Sendo assim, qualquer pergunta que dependa da análise de características particulares do paciente não será respondida. Todo o conteúdo deste site tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade. Nenhuma informação exposta aqui substitui a consulta médica presencial.