As rugas gravitacionais, bem como o nome diz, são aquelas que se formam devido à ação da gravidade que atua sobre a pele, puxando-a suavemente o tempo todo.
Geralmente, as rugas gravitacionais surgem por volta dos 50 anos, em que se faz notório o aumento das rugas do pescoço e ptose da ponta do nariz.
Os principais locais em que essas rugas gravitacionais aparecem são diante das orelhas, nos lados do queixo ou no pescoço, deixando a pele marcada e flácida. Os sulcos nasogenianos, mais conhecidos como “bigode chinês”, são exemplos dessas rugas.
Bioplastia
A bioplastia, conhecida como a plástica sem cortes, é uma técnica não invasiva, realizada sob anestesia local e em ambiente ambulatorial. Na bioplastia para preenchimento de rugas, normalmente é utilizado o polimetilmetacrilato (PMMA), produto definitivo e biocompatível com o organismo humano.
O tratamento para rugas é feito ao injetar o produto na pele por meio de microcânulas, uma espécie de agulha com a ponta romba, preenchendo a região desejada.
Preenchimento
O ácido hialurônico no tratamento para rugas gravitacionais com um produto absorvível que perdura no organismo em torno de seis meses a um ano. Ele já é presente no nosso organismo preenchendo os espaços entre as células, criando elasticidade e tonicidade para a pele.
Com o passar dos anos, sua produção é diminuída, propiciando o surgimento das rugas.
A atuação dessa substância tem efeito vasodilatador, provocando um fluxo maior com mais oxigênio, favorecendo, assim, a formação de colágeno.
Drenagem linfática facial
Os movimentos realizados na massagem facial proporcionam a ativação da circulação sanguínea, o relaxamento dos músculos da face e a eliminação das toxinas que formam a linfa, amenizando, assim, as rugas gravitacionais.
Além disso, a drenagem linfática leva à diminuição da fibrose tissular e à tonificação da pele.
Laser CO2 fracionado
O Laser CO2 fracionado atua no organismo aumentando a produção de colágeno, o que proporciona uma pele mais firme e elástica. Para realizar o tratamento a laser para rugas, emite-se um feixe de luz que atrai as moléculas de H2O, provocando a contração do colágeno.
Como consequência do tratamento com laser CO2 fracionado, ocorre o rejuvenescimento da pele e consequentemente a diminuição das rugas gravitacionais.
Radiofrequência
O aparelho de radiofrequência utilizado atinge especificamente a derme (camada profunda da pele), aquecendo a região e permitindo a contração do colágeno que, posteriormente, se transformará em neocolágeno. Sua atuação aumenta a circulação sanguínea, destrói os adipócitos e ameniza as rugas gravitacionais.
Eletroestimulação
As correntes elétricas que o aparelho dispara provocam a contração muscular e o aumento da circulação sanguínea, estimulando a oxigenação e eliminando as toxinas. Consequentemente, leva ao aumento da produção de colágeno, atuando no tratamento para rugas gravitacionais.
Saiba também sobre os tratamentos para rugas atróficas.
IMPORTANTE: Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação à aplicação padrão de procedimentos. Contudo, conforme o Código de Ética Médica, “é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa”. Sendo assim, qualquer pergunta que dependa da análise de características particulares do paciente não será respondida. Todo o conteúdo deste site tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade. Nenhuma informação exposta aqui substitui a consulta médica presencial.