O preenchimento de rugas é realizado sob anestesia local e é direcionado aos tecidos mais superficiais da derme.
Trata-se de uma técnica simples e segura, que consiste na injeção de produtos absorvíveis ou permanentes sob os sulcos e rugas, objetivando uma nivelação da pele, de modo a dar a sensação de rejuvenescimento da face.
Um dos produtos utilizados no preenchimento de rugas é o composto de ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo organismo com a função de reter água, hidratar e conferir volume à pele.
Por ser um produto biocompatível com o corpo, ele é absorvido pelo organismo que com o tempo perde sua capacidade de repô-lo.
O preenchimento de rugas também pode ser feito por meio da bioplastia, utilizando o polimetilmetacrilato (PMMA), um produto também biocompatível com o organismo, porém, com efeitos definitivos, pois não é absorvido. Em outras palavras, a bioplastia é um preenchimento em planos mais profundos e que proporciona resultados definitivos para o paciente.
O procedimento para preenchimento de rugas tem duração média de 30 a 60 minutos. A sessão consiste na injeção do produto escolhido por meio das microcânulas, que são agulhas com a ponta romba, o que significa que não causam qualquer dano aos tecidos e músculos.
O produto escolhido para o preenchimento de rugas é liberado, assim, por uma abertura no final da microcânula, erguendo a região tratada e proporcionando volume.
As áreas comumente tratadas são as rugas nasogenianas (bigode chinês), rugas glabelares, rugas atróficas, rugas elastóticas, rugas gravitacionais, rugas profundas, rugas superficiais e sulcos faciais. A região tratada costuma ficar vermelha e levemente inchada por até três dias.
É indicado evitar exposição solar até quinze dias após a aplicação, além de utilizar filtros solares adequados.
Veja mais sobre tratamento de sulcos faciais.
IMPORTANTE: Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação à aplicação padrão de procedimentos. Contudo, conforme o Código de Ética Médica, “é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa”. Sendo assim, qualquer pergunta que dependa da análise de características particulares do paciente não será respondida. Todo o conteúdo deste site tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade. Nenhuma informação exposta aqui substitui a consulta médica presencial.